Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Cão e lobo - membros de uma só família.

   Cães e lobos, ambos fazem parte da grande família dos canídeos, que inclui também o mabeco (cão selvagem africano), raposas coiotes e chacais.


   Muitas pesquisas foram feitas para estudar a relação cão/lobo. O estudo genético mostra claramente que eles são tão parecidos que os biólogos tem dificuldade de explicar porque o lobo tem um instinto selvagem e o cão um instinto domesticável.
 
   O estudo genético inclusive aponta para o lobo cinzento como sendo a origem dos cães domésticos da atualidade.
   Os pesquisadores especulam que, no passado, os homens se afeiçoavam aos filhotes desses animais e os pegavam para criar. Alguns ao crescerem se tornavam agressivos e eram abatidos, ao passo que outros aceitavam melhor a associação com os homens e eram preservados e cruzados com lobos com o mesmo comportamento. Com isso a característica de associação ia se firmando, formando assim um núcleo de caninos que aprenderam a conviver com os seres humanos.
   Hoje, depois de muitos anos, o cão doméstico consegue interpretar as reações da face humana com maestria, ao passo que o lobo é totalmente alheio a isso, sendo perito na sobrevivência na selva.


   Não obstante as diferenças de comportamento são seres incríveis originários de uma mesma matiz,a canina. É possível até mesmo fazer o cruzamento entre eles, criando espécies híbridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário