Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Mabeco - o cão selvagem africano


    O mabeco, conhecido também como cão selvagem africano, cão hiena, lobo malhado, além de outros nomes, pertence a família dos canídeos, assim como os cães domésticos, o lobo e a raposa.
     Diferente dos cães domésticos ele não possui o quinto dedo da pata posterior e tem as orelhas arredondadas.


   São animais extremamente sociáveis entre eles, sendo que o filhote recebe o cuidado materno de todas as fêmeas do grupo. Eles dormem uns sobre os outros e são muito brincalhões. Solidários eles tem o habito de dividir o alimento entre si, chegando a regurgitar o mesmo para alimentar os filhotes.
 

   Caçam em grupo com o líder da matilha tomando a frente nas caçadas. Conseguem correr a uma velocidade de até 60 km/h. Infelizmente esses cães selvagens sofrem grande risco de extinção por causa da atuação do homem. Se as autoridades não agirem com o intuito de preserva-los serão mais uma vítima da extinção.
   Assim como os lobos e as raposas, não é recomendável tentar domesticar essa espécie de cão, pois estão já acostumados a sua vida selvagem, o que afeta profundamente o seu instinto.
   Devemos nos contentar com o prazer de observar a interação agradável entre os membros da matilha.
   Você já conhecia essa espécie de cão?


2 comentários:

  1. NÃO CONHECIA E ADOREI RECEBER ESTA INFORMAÇÃO. ADORO CÃES (E OUTRAS ESPÉCIES TAMBÉM). ACHO QUE A SUA EXTINÇÃO É UM CRIME CONTRA A NATUREZA. O MAIOR PREDADOR É A "HUMANIDADE" QUE NÃO RESPEITA NADA E ACTUA MESMO CONTRA SI PRÓPRIA.É UMA PENA.

    ResponderExcluir