Páginas

sábado, 15 de outubro de 2016

A visão do cachorro.

   Sempre ouvimos falar que, o cachorro tem uma forma de enxergar o mundo diferente de nós humanos. Mas exatamente, o quanto é diferente?


   Para podermos entender a diferença devemos lembrar que os olhos possuem dois tipos de fotorreceptores. São eles os cones e os bastonetes. Eles possuem esse nome devido a seu formato cônico ou semelhante a um bastão.
   Enquanto os cones são os responsáveis por captar as cores e nos dar a nitidez das imagens os bastonetes são os responsáveis pela captação da luz e pela percepção de movimento, e é determinante na visão noturna.


   Ao compararmos a visão canina com a humana sabemos que os cães possuem apenas 10% da quantidade de cones que nós humanos temos. Por outro lado o cachorro tem uma quantidade bem maior de bastonetes do que nós, chegando a amplificar o sinal de luz até 130 vezes mais do que nossos olhos.


   Trocando em miúdos, nossos amigos caninos enxergam um espectro bem menor de cores e variações de tons de cinza, não conseguindo ver cores como o verde, laranja ou vermelho, tendo também dificuldade de visualizar objetos estáticos a uma distância maior, e também não enxerga com tanta nitidez como o olho humano. 
   Por outro lado, nosso amiguinho consegue enxergar muito bem em ambientes escuros, porque sua visão consegue aproveitar qualquer luminosidade, por menor que ela seja. Num ambiente onde nossos olhos não conseguem enxergar bem por causa da escuridão o cachorro se sai bem melhor.
   Além disso ele percebe objetos em movimento mesmo numa distância de 900 metros. Já notou como seu cãozinho fica excitado com uma bolinha ou outro brinquedo que se movimenta? 
   Por isso, cães são adestrados com a utilização de movimentos e gestos.


   Comparado com o ser humano a visão canina tem vantagens e desvantagens. Mas podemos dizer que ela não é o principal sentido de percepção dos cães, ficando esse posto para seu olfato com grande participação da audição, ambas muito superiores aos sentidos correspondentes do ser humano.
   Gostou de conhecer um pouco mais seu amiguinho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário