Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Espirro reverso, assustador para o dono.

Cão manifestando o espirro reverso Fonte da imagem

   Imagine você presenciando o seguinte quadro: seu cãozinho para, estica o pescoço e de repente começa a respirar puxando o ar com bastante dificuldade. Além disso começa a emitir um ronco que nos faz imaginar que ele está se engasgando ou com falta de ar. Qualquer dono certamente vendo isso pela primeira vez entrará em pânico.
    Mas exatamente o que é que está acontecendo com seu bichinho? Os veterinários chamam essa ocorrência de "Espirro Reverso" ou de forma mais técnica de "Respiração Paroxística Inspiratória". Eles inclusive entendem isso como algo normal, que não deve despertar a preocupação do dono, devendo levar o bichinho ao veterinário só em casos mais severos, pois nesse caso pode ser indicativo de algo mais sério, como um problema cardíaco ou outro mal.
 
   
Algumas raças, como o Pug, são mais acometidas. Fonte da foto

   Algumas raças específicas são mais acometidas desse fenômeno fisiológico, entre eles o Chihuahua, o Shih Tzu, o Lhasa Apso, Poodles, Yorkshires, Whippets, Boxers e Pugs.
   Quando o cão manifesta o espirro reverso a faringe apresenta espasmos. Com isso o cão encontra dificuldade de respirar, fazendo inspirações rápidas, para e estica o pescoço, afastando as patas dianteiras, produzindo um ronco. 
   Os veterinários teorizam entre as causas de tal fenômeno, a irritação do palato mole e garganta, causado por diversas coisas, entre elas: excitação, excesso de exercícios, tração na coleira, perfumes, pólen, vírus, produtos químicos, comidas e bebidas entre outras.
   Apesar de ser assustador, o espirro reverso não oferece perigo para a maioria dos cães, sendo um pouco mais preocupante nos boxers e pugs por causa da anatomia de seu sistema respiratório.
   Alguns cães apresentam isso uma vez na vida,outros de forma esporádica, ainda outros muitas vezes.

Procedimento para ajudar o cão com espirro reverso.

   O que você pode fazer para ajudar seu cãozinho que manifesta o espirro reverso?
   Apenas procure fechar os orifícios nasais de seu cão com os dedos e massageie de forma suave o pescoço dele por alguns segundos. Logo o episódio cessará, trazendo tranquilidade para seu animal.

   Você já conhecia o espirro reverso?
   
   





Um comentário: